Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
29 de Mai de 2020

voltar
 
RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
Senar participa da terceira missão do Banco Mundial para o projeto Paisagens Rurais
 
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
 

Brasília (29/05/2020) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou, na quinta (28) e na sexta (29), da terceira missão de supervisão do Banco Mundial para o projeto Paisagens Rurais, voltado para a recuperação ambiental e produtiva de propriedades rurais no Cerrado por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

A reunião virtual teve o intuito de avaliar o andamento das ações relacionadas à execução e gerenciamento do projeto.

A coordenadora técnica do projeto Paisagens Rurais no Senar, Bárbara Evelyn Silva, apresentou as informações sobre o plano de bacias e áreas de abrangência.

"Definimos as estratégias de atuação nas bacias prioritárias selecionadas, com foco na gestão integrada da paisagem. Elaboramos análises para a identificação do perfil fundiário das propriedades, classificação do uso do solo e áreas com maior potencial de pastagens e passivos a serem recuperados", declarou.

Dentro do projeto Paisagens Rurais, o Senar levará Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para quatro mil propriedades rurais em sete Estados do Cerrado: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

"Ao todo serão desenvolvidos planos de ação para 14 bacias. O objetivo é alcançar sete mil hectares de áreas recuperadas e 100 mil hectares para a adoção de práticas de conservação e tecnologias de baixa emissão de carbono na agropecuária", complementou Bárbara.

O projeto está na fase de aplicação de questionários para a identificação de produtores rurais que poderão ser beneficiados com as ações do projeto.

Também participaram da missão de supervisão virtual representantes do Ministério da Agricultura, Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência de Cooperação Alemã GIZ e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Sobre o Projeto

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

 



Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
 

VEJA TAMBÉM
Assistido pela ATeG do Senar-MT produtor comemora mudanças na propriedade
Com Assistência Técnica do Senar-MT produtor tem aumento de 240% na produção de leite
Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT completa cinco anos
ATeG do Senar-MT começa a retomar as visitas presenciais às propriedades assistidas
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT