Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
22 de Abr de 2020

voltar
 
SENAR-MT COMPLETA 27 ANOS
Com assistência Técnica do Senar-MT produtores de frutas aumentam produção e rentabilidade
 
Divulgação
 

Desde 2019, Solange Xavier da Silva Borges e sua família passaram a fazer parte do Senar Tec Horticultura, um programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Apesar do pouco tempo sendo assistida, ela faz questão de destacar as transformações em sua propriedade. Esta é mais uma história de sucesso que tem o Senar-MT, que completa 27 anos, neste mês de abril, como parceiro.  

Com o início da assistência técnica do Senar-MT, o pomar de Solange passou por várias transformações. Segundo ela, a primeira foi a forma de podar as plantas. "Aprendi a fazer de forma correta", conta. "Outra coisa que contribuiu muito foi adotar os cuidados sanitários adequados para cada tipo de fruta", acrescenta.

Solange conta ainda que, orientada pelo técnico de campo do Senar-MT, fez a reforma de todo o pomar. "Tivemos aumento de renda e também na produção da acerola. Além disso, também passamos a produzir goiaba para o consumo in natura (mesa)", diz a produtora entusiasmada e, já sonhando com o "próximo passo" que inclui a construção de um reservatório e a instalação do sistema de irrigação na propriedade.

Solange relembra que antes de fazer parte do Senar Tec Horticultura sofria com a falta de informações e de assistência técnica especializada. "Por não ter a quem recorrer, o pomar estava praticamente abandonado e não tínhamos lucratividade nenhuma. As frutas eram utilizadas apenas na produção de geleias".

O Senar Tec Horticultura começou a ser implantado no ano passado, tem duração de três anos e diversas etapas que compõem o projeto. Em Tangará da Serra, assiste 60 propriedades, sendo 30 produtoras de fruta e 30 de olerícolas. Em Tangará da Serra, o projeto Senar Tec Horticultura conta com a parceria do Sindicato Rural, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e a Associação de Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATS).

 



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Senar participa da terceira missão do Banco Mundial para o projeto Paisagens Rurais
Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT completa cinco anos
ATeG do Senar-MT começa a retomar as visitas presenciais às propriedades assistidas
Família Ferreira Rodrigues teve a vida transformada depois de receber assistência técnica
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT